Experiências conversacionais são interações entre usuários e dispositivos que simulam uma conversa humana. Podem ser realizadas através de texto ou voz e são processadas por mecanismos de interpretação de linguagem natural, ao invés de um roteiro fixo.
Algumas casos de uso incluem:
Nesse artigo abordaremos o conceito de Chatbots e Voicebots — o que são, dicas de implementação e cenários de utilização.
Bots tem como propósito principal fornecer um ponto de acesso a um serviço através de uma interface conversacional.
Eles podem ser responsáveis pelo estágio inicial de uma interação, como a primeira etapa do atendimento ao cliente, ou complementar a experiência de um outro serviço, como notificar atualizações de embarque em um aeroporto.
A adoção de plataformas móveis por parte dos usuários permitiu com que empresas disponibilizassem seus serviços através de aplicativos proprietários, o que acabou saturando o mercado.
Aliado a esse acontecimento, a necessidade de instalar e desinstalar os aplicativos fez com que somente uma pequena parte prevalecesse — sendo a maior parte, aplicativos de mensagem.
Tais aplicativos forneceram uma nova forma para expor produtos e serviços aos usuários que, junto aos avanços realizados no campo de processamento de linguagem natural, permitiram automatizar de maneira inteligente os canais de acesso à esses produtos e serviços, fomentando assim a criação de experiências conversacionais.
Household bots como Alexa ou Google Home respondem a todos os indivíduos presentes no ambiente como se fossem um único usuário.
Chatbots são bots que interagem com o usuário através de texto. São popularmente utilizados para automatizar tarefas como realizar pedidos de comida ou comprar ingressos para o cinema.
Tem funcionamento mais independente, o que nos permite integrá-los com outras plataformas como Facebook Messenger, Slack, Microsoft Teams, entre outros.
Características importantes
Voicebots são bots que interagem com o usuário através de voz. Tais interações são realizadas através de uma Voice User Interface, ou VUI.
Atualmente, 72% dos usuários da Google que possuem um dispositivo smart interagem utilizando voz diariamente.
Isso se dá devido ao fato que de a comunicação por voz é mais rápida, intuitiva e empática, já que características como tom de voz, entonação e velocidade de fala são relevantes para uma melhor interpretação da informação.
Além disso, a preferência da comunicação por voz aumentou com a inclusão de dispositivos de telas menores no mercado — como relógios smart — ou sem telas, como Alexa e Google Home.
Reconhecimento de fala
A escolha de um sistema de reconhecimento de fala depende de dois fatores cruciais:
Tais fatores são responsáveis por definir a taxa de sucesso da sua experiência conversacional. Além disso, recomenda-se considerar:
Biometria de voz
Em VUIs, biometria de voz pode ser utilizada com dois propósitos:
Wake words
Wake words são palavras utilizadas para iniciar uma interação com uma VUI, como "Alexa" ou "Ok Google".
Algumas considerações para escolher wake words:
É importante encontrar palavras que representam um equilíbrio entre um reconhecimento deficiente — ter de repetir a palavra muitas vezes para iniciar a interação — ou excessivo, onde o dispositivo interpreta palavras similares de maneira errônea (confundindo "Alasca" com "Alexa", por exemplo).
Bots requerem uma variada gama de dados para fornecer uma experiência customizada aos usuários, que podem ser coletadas nos seguintes estágios:
Com isso é preciso garantir a segurança dos dados e a privacidade dos usuários. Considere os seguintes pontos de atenção:
Mais informações sobre como garantir a privacidade dos usuários podem ser encontradas no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Bots são ferramentas poderosas que podem auxiliar usuários e negócios em suas atividades diárias, automatizando e simplificando tarefas e processos, desde notificações à análises sentimentais e interpretação de imagens.
Nas palavras de Emmet Connol:
Bots devem ser utilizados para melhorar a experiência final do usuário, não somente para facilitar a vida dos times de atendimento ao cliente.
That’s all folks! Espero que tenham gostado!
Obrigado!