A pandemia acelerou a digitalização da sociedade e evidenciou a importância da Administração Pública poder dar uma resposta sólida, rápida e, claro, digital a todos os cidadãos.
A situação atual dos processos administrativos exige que grande parte do orçamento do Ministério da Economia e da Transformação Digital seja direcionada para a concretização de uma mudança real para uma Administração puramente digital.
Os processos administrativos sofreram gravemente as consequências de um mundo que só funcionou por meio da Internet. A contratação de serviços ou pessoal ou a realização de qualquer procedimento tem significado grandes dores de cabeça, tanto para o pessoal que os teve de executar, como para o utilizador final.
A Administração Pública tem em cima da mesa várias soluções que podem ser utilizadas para efetuar esta digitalização necessária. É o caso da fatura eletrônica que, segundo dados da Câmara de Comércio Espanhola, já é utilizada por 60,1% das PME com mais de 250 colaboradores.
Poderíamos até nos referir a soluções mais disruptivas, como soluções biométricas que permitem a um usuário, por exemplo, abrir uma conta bancária graças a um scanner facial. Sem dúvida, são muitas as opções à disposição da Administração para agilizar processos que até agora eram entediantes ou difíceis de resolver. Portanto, deve ser um dos pilares dessa digitalização.
É também uma oportunidade única para a própria Administração e seus processos internos se aprimorarem com novas ferramentas colaborativas que os auxiliam na concepção de procedimentos mais simples e eficientes, além de modelos de trabalho mais ágeis e transparentes.